segunda-feira, 4 de outubro de 2010

MIT media lab

O MIT media lab são laboratórios que visam o trabalhar o imapcto da tecnologia na vida cotidiana. Esses laboratórios contam com a atuação de profissionais de diversas áreas como a engenharia, artes, design e ciência que realizam projetos capazes de interagir com diversas esferas da sociedade, projetos que capacitam pessoas de todas as idades a inventarem novas possibilidades para si e para suas comunidades.
A seguir alguns exemplos desses grupos de pesquisa:

Fluid Interfaces:

O grupo pesquisa sobre as formas da interação digital e os serviços cotidianos. Desenvolvem interfaces mais intuitivas e inteligentes que se integram melhor ao nosso dia-a-dia, investigando formas de intensificar objetos do cotidiano os espaços que nos rodeiam, tornando-os sensíveis às nossas atenção e ação. Os ambientes resultantes oferecem oportunidades de aprendizagem e de interação.

Ex.:

Six-Forty by Four-Eighty: é uma instalação de iluminação interativa projetada para revelar a materialidade da computação pela recontextualização do pixel comum. A instalação é composta por duzentos e vinte pixels magnéticos em uma sala escura. Cada pixel é pode ser tocado, movido e modificado.





High-Low Tech:

O grupo integra materiais, processos e culturas de alta e baixa tecnologia. O objetivo principal é envolver públicos distintos para que possam  projetar e construir as suas próprias tecnologias, situando a computação em novos contextos culturais e materiais, através do desenvolvimento de ferramentas que visam democratizar a engenharia. O grupo acredita que o futuro da tecnologia será amplamente determinado pelos usuários finais que irão projetar, construir e cortar seus próprios dispositivos, alcançando a inspiração, forma, suporte e estudo dessas comunidades de modo a conseguir explorar a interseção da computação, dos materiais, dos processos de fabricação, do artesanato tradicional e do design.

EX.:

TearDrop: trata-se de um kit que permite as pessoas a explorarem a criatividade e a executarem potenciais de computação realizados sobre o papel.




Object Based Media:

O grupo explora uma forma de como distribuir a inteligencia computacional através de um sistema de comunicação audio-visual, aprimorando a conexão a distância entre duas pessoas. As pesquisas são conduzidas para uma futura expressão e comunicação eletrônica visual que dispense a utilização de um sistema de transmissão ou de um ambiente "pieer to peer".O grupo também desenvolve tecnologias de hardware e software para suportar as exigências de tal cenário, com especial incidência na nova entrada e saída de tecnologias, avançadas interfaces da electrônica de consumo, e auto-organização entre dispositivos inteligentes.

EX.: Alguns dos projetos constam nesse site http://obm.media.mit.edu/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário