quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cildo Meireles


 Cildo Meireles nasceu em 1948 no Rio de Janeiro e iniciou sua carreira no campo das artes em 1963 quando estudou na Fundação Cultural do Distrito Federal , em Brasília. Nesse período começou a esboçar desenhos inspirados em máscaras e esculturas africanas.
Em 1967 retornou ao Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes e é nesse momento que o artista cria a série: Espaços Virtuais: Cantos, com 44 projetos, em que explora questões de espaço, desenvolvidas ainda nos trabalhos Volumes Virtuais e Ocupações.
Durante a década de 70, Cildo elabora obras que assumem um caráter mais crítico, como é o caso de : Tiradentes - Totem-monumento ao Preso Político (1970),  Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca-cola (1970), e Quem Matou Herzog? (1970).
Cildo Meireles é um artista que promoveu uma revolução no campo das artes, uma vez que investiu na elaboração de obras que trabalhassem com aspectos que fossem além de uma mera observação. O artista investiu na criação de ocupações que instigam o visitante a trabalhar com os outros sentidos, principalmente o tato. Essas instalações geralmente são constituídas de objetos que fazem parte do cotidiano, mas que possuem um certo valor simbólico.
Grande parte das obras de Cildo Meireles se enquadram na Arte Conceitual, sobre a qual o artista comentou: "Muito do meu trabalho foi definida dessa maneira (Arte conceitual), embora já no começo dos anos 1970 eu tinha agonia com essa definição porque eu acho que a arte estava abdicando de uma de suas características mais interessantes".
Cildo foi o único artista brasileiro a ter uma obra exposta Tate Modern, em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário